Para a sua casa

Para o seu comércio

Para a sua indústria

menu

  • Ficou mais fácil solicitar o gás natural


    • Para a sua casa
    • Para o seu comércio
    • Para a sua indústria
    • Portal Naturgy
    • Perguntas frequentes
    • Aviso legal
    • Aviso de Privacidade
    • AGENERSA
    • Aviso de Cookies

    Siga-nos nas redes sociais!
    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube
    • Instagram
    • Linkedin
    menu

    Digite sua dúvida:



       

    Perguntas frequentes



    De onde vem o gás natural? Ele passa por processo de industrialização, como outros derivados do petróleo?

    O gás natural é encontrado nas jazidas de petróleo ou perto delas, que, na distribuição para o estado do Rio, se concentram, principalmente, na Bacia de Campos.
    Ele é consumido do modo como é extraído da natureza, não passando por processo de industrialização, sendo apenas odorizado, com o objetivo de identificar eventuais escapamentos, antes de ser distribuído para os usuários por meio de gasodutos.




    Por que devo escolher o gás natural canalizado?

    Porque o gás natural proporciona mais conforto, praticidade e segurança. Ele chega direto ao ponto de consumo por meio de tubulação de gás, e não tem o risco de acabar ou ter a pressão diminuída*. Não precisa ser armazenado, ganhando mais espaço físico e segurança, pois além de não haver necessidade de troca de botijões e cilindros, o gás natural é mais leve do que o ar, o que em caso de escapamento, faz com que ele não se concentre no ambiente.
    Cada apartamento/casa pode ter seu consumo e conta individualizados, a rede de gás é monitorada e o atendimento para eventuais emergências funciona 24 horas por dia, todos os dias.

    *A Naturgy ficará dispensada das obrigações do fornecimento de gás canalizado em caso de ocorrência de eventos que afetem as suas instalações de distribuição, de compressão ou tratamento de gás natural ou qualquer gasoduto, bem como nos casos estabelecidos nas Condições Gerais de Fornecimento que gerem a suspensão ou interrupção do serviço.




    Existe diferença entre o gás natural e o gás de botijão?

    Sim. Suas composições são completamente diferentes.
    O gás natural é mais leve que o ar, enquanto o gás de botijão é mais pesado e precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou tanques para ser consumido. Já o gás natural dispensa o armazenamento, pois é distribuído por meio de gasodutos até chegar à sua casa ou ao seu estabelecimento comercial.




    Meu prédio nunca foi abastecido por gás natural. Como devo solicitar a instalação?

    Envie agora mesmo sua solicitação para que nossa equipe comercial possa entrar em contato com você e já fazer um primeiro levantamento sobre a viabilidade. A partir desta primeira análise, se viável, será agendada uma visita técnica e comercial no imóvel para identificação das necessidades de adequação de ambiente no interior do seu imóvel e do condomínio para que o abastecimento do gás natural seja prestado com eficiência e segurança.




    O meu gás pode ficar fraco ou acabar nos horários de pico?

    Não. O gás natural mantém a pressão* mesmo nos horários de pico.

    *A Naturgy ficará dispensada das obrigações do fornecimento de gás canalizado em caso de ocorrência de eventos que afetem as suas instalações de distribuição, de compressão ou tratamento de gás natural ou qualquer gasoduto, bem como nos casos estabelecidos nas Condições Gerais de Fornecimento que gerem a suspensão ou interrupção do serviço.




    O gás natural chega até os últimos andares de um prédio?

    O gás natural não precisa de motor ou compressor para distribuição em grandes alturas, pois é mais leve que o ar e, por isso, sobe facilmente.




    Por que em alguns casos a instalação de gás é aparente?

    Para os imóveis que não foram erguidos para utilizar o gás natural e, com isso, não tiveram a tubulação embutida em sua construção, a instalação interna é aparente (conforme RIP 7.3.2). Mas não precisa se preocupar. Quando o cliente já tem instalação interna, é feito um teste para detectar possíveis escapamentos. Caso a instalação esteja segura, ela pode ser usada para receber o gás natural.




    É verdade que o gás natural é mais seguro que o GLP?

    É sim. Em caso de escapamento/vazamento, o gás natural, por ser mais leve que o ar, ele sobe e se dispersa rapidamente, não se acumulando e nem criando bolsões na parte inferior do ambiente. Além disto, o gás natural não precisa ser estocado, retirando dos edifícios os botijões de alta pressão, o que aumenta ainda mais a segurança. Ao perceber qualquer irregularidade nas instalações, existem registros de segurança que você mesmo pode desligar: um em cada equipamento que funciona com gás natural e outro no medidor.




    Qualquer residência, condomínio ou estabelecimento comercial/ industrial pode receber o gás natural?

    Caso o local onde foi solicitado o abastecimento já possua uma infraestrutura de gás de acordo com as normas técnicas de segurança, o abastecimento poderá ser liberado a partir de uma visita técnica de segurança. Mas, caso o local não possua uma infraestrutura de gás, a solicitação precisará ser submetida a uma análise técnica e econômica, para verificar se existe viabilidade neste abastecimento. Esta análise é realizada a partir de uma visita técnica no local.



    Medição do consumo e valores



    Como saber qual foi o meu consumo no mês e como realizo o pagamento da minha conta?

    Mensalmente, você receberá uma fatura que exibirá o seu consumo e o valor para pagamento. Na própria fatura, você também poderá conferir o seu histórico de consumo. Se quiser conhecer os campos da fatura de gás clique no link referente ao seu estado:
    Rio de Janeiro
    São Paulo

    A leitura do seu consumo de gás natural será feita por meio de um medidor de gás, semelhante a um medidor de eletricidade, que deve estar em local exclusivo e protegido (ex.: abrigo, cabine ou caixa de proteção) e pode estar localizado na frente, nos fundos ou nos corredores dos prédios, das casas ou dos estabelecimentos comerciais.
    Essa leitura pode ser realizada de duas maneiras. Nossos representantes podem realizar a leitura do seu consumo mensalmente ou você mesmo, cliente residencial e comercial, pode informar a leitura do seu medidor de gás e ajudar a gente a emitir a sua fatura de modo simples, rápido e com total segurança. A fatura gerada a partir do seu consumo pode ser entregue pelos Correios ou por meio da fatura on-line, na qual ela é enviada diretamente para o seu e-mail, deixando esse processo ainda mais fácil e prático para você. Para saber mais sobre essas facilidades, acesse o portal Minha Naturgy.
    Pode escolher, ainda, no momento da contratação do gás, ou posteriormente por meio dos nossos canais de atendimento, a melhor data de pagamento e optar pelo débito automático ou código de barras.




    Por que existe o consumo mínimo?

    Como as tarifas são reguladas, você paga o consumo da primeira classe, conhecido como consumo mínimo, que é a tarifa publicada pela Agência Reguladora que garante a manutenção contínua da infraestrutura necessária para a prestação do serviço de distribuição do gás natural. Para conhecer a tabela de tarifas, clique no seu estado: São Paulo , Rio de Janeiro .




    O que é e o que contempla o valor de inscrição?

    É um valor único que contempla os custos mínimos para a realização dos serviços necessários para a liberação do fornecimento de gás, tais como: vistoria do ambiente, realização do teste de estanqueidade, colocação do medidor e regulador, verificação das adequações de ambiente, realização do teste de monóxido de carbono (CO) e, quando necessário, conversão e conexão (interligar o ponto de gás da instalação interna à conexão de entrada de gás do equipamento por meio de tubo flexível e registro de gás) do fogão. No RJ, esse valor contempla também a conversão e conexão de aquecedores, com o fornecimento de queimadores. As conversões e conexões ocorrem no ato da instalação do medidor. Mas fique atento, pois, se for preciso fazer conversão de um equipamento novo para gás natural, recomendamos que você realize o serviço diretamente com o fabricante, para que não perca a garantia do seu aparelho.
    O valor é de R$ 85,00 para o RJ e R$ 95,00 para SP, e será cobrado na fatura de gás, com possibilidade de parcelamento em até 18x.




    Quem fiscaliza os preços e o serviço de fornecimento do gás natural canalizado?

    O gás natural é regulamentado pelo governo estadual e toda variação de tarifa é analisada pela Agência Reguladora.
    Esse reajuste pode ocorrer pelos seguintes motivos:
    - Variação de custo de aquisição do gás, uma vez que depende do fornecedor.
    - Variação dos tributos que incidem no gás (federal ou estadual).
    - Atualização monetária das margens, realizada anualmente.
    Além disso, a cada cinco anos, é feita uma revisão geral da estrutura tarifária, com a finalidade de restabelecer o equilíbrio econômico e financeiro do contrato de concessão.
    A distribuição de gás canalizado é um serviço público de competência do Estado, que pode ser explorado diretamente ou mediante concessão a terceiros, como foi o caso ocorrido nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A missão de uma agência reguladora é exercer o poder regulador, acompanhando, controlando e fiscalizando as concessões, de maneira a preservar a qualidade dos serviços em benefício do consumidor.



    Segurança no uso do gás natural



    O aquecedor de água a gás natural é seguro?

    Os aquecedores atuais são desenvolvidos a partir de alta tecnologia, nos quais atualmente possuem sensores que garantem a interrupção do gás em casos de superaquecimento ou mesmo quando a chama se apaga. Além disso, contam com reguladores de temperatura que permitem alcançar os níveis de conforto desejado, e ainda funcionam com acendimento automático, ou seja, o aquecedor é acionado assim que a torneira de água quente é aberta.




    O que devo fazer em caso de suspeita de vazamento de gás?

    Ao sentir cheiro de gás, siga alguns passos para evitar problemas maiores:
    1) Feche as válvulas de bloqueio geral do gás no imóvel, além da válvula dos aparelhos a gás para interromper o fluxo de gás;
    2) Não ligue nenhum aparelho elétrico, disjuntores, interruptores etc.;
    3) Abra portas e janelas para permitir maior ventilação possível do ambiente;
    4) Não utilize fósforos, velas ou qualquer outro dispositivo que produza chama ou centelha;
    5) Retire do ambiente pessoas e animais de estimação;
    6) Ligue imediatamente para a Central de Urgências que está à disposição 24h, todos os dias da semana:
    Naturgy (RJ) 0800 024 0197
    Naturgy (SP) 0800 770 5252




    Existem normas de segurança para a instalação do gás natural?

    As instalações aprovadas pela Naturgy seguem as normas técnicas exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e, também, no caso do Rio de Janeiro, pelo RIP - Regulamento de Instalações Prediais (Decreto Estadual 23.317/97).



    Informações importantes para o dia da instalação


    O que eu preciso saber para não haver pendências no dia da instalação do gás natural na minha residência?

    - Estar com o ambiente e as instalações em conformidade com as normas de segurança brasileiras para uso do gás canalizado.

    - Possuir os equipamentos que utilizarão o gás instalados: fogão e/ou aquecedor (já fixado na parede).

    No dia da ligação do gás, já deve estar instalado no local pelo menos um dos equipamentos a gás natural. Caso um segundo ou mais aparelhos sejam instalados após a colocação do medidor, as condições de segurança deverão ser avaliadas a partir da contratação de uma empresa do mercado, por parte do cliente. Neste dia, serão realizados testes para verificar o funcionamento dos aparelhos com segurança e dentro das normas técnicas. Por isso, para um melhor aproveitamento da visita, recomendamos que todos os seus equipamentos a gás natural já estejam instalados.




    Eu preciso estar em casa no dia da instalação do gás?

    É preciso que um responsável maior de 18 anos esteja presente no local para receber a equipe que realizará a vistoria dos ambientes onde estão os equipamentos que utilizarão o gás natural, além de realizar os serviços necessários para a instalação e a liberação do gás natural.




    E se meus equipamentos não estiverem preparados para receber o gás natural canalizado?

    Para equipamentos como fogão, aquecedor, boiler, fritadeira e churrasqueira, geralmente, só é preciso fazer a conversão, que é efetuar a troca de peças, e poderá ser realizada pela Naturgy, durante o processo de instalação do gás natural ou pelo fabricante do produto. Caso seu equipamento seja novo, recomendamos que faça a conversão com o próprio fabricante para não perder a garantia. No mercado há uma gama de equipamentos que já são fabricados considerando o uso do gás natural.




    Depois que eu tiver o gás canalizado em minha casa, de quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção?

    O gás canalizado é muito seguro, mas, como toda infraestrutura doméstica, necessita de manutenção. É recomendado que realize uma manutenção em seus equipamentos e instalações a cada dois anos. No caso do Rio de Janeiro, a lei 6.890/14 estabelece que os proprietários das unidades residenciais e comerciais realizem uma inspeção de gás a cada cinco anos, para verificar se as instalações e os aparelhos a gás estão em condições seguras de uso.




    O que é a inspeção periódica de gás e porque sou obrigado a fazer?

    Pensando em garantir a sua segurança, o governo aprovou a Lei nº 6.890 que estabelece que todos os usuários de qualquer tipo de gás combustível devem fazer uma inspeção a cada cinco anos. Essa inspeção trata-se de uma visita técnica para verificar se os ambientes e os aparelhos a gás estão funcionando conforme as normas de segurança e deve ser feita por uma empresa habilitada pelo Inmetro. Os itens que serão inspecionados estão descritos na IN AGENERSA CODIR nº 73.
    O objetivo da lei é garantir a segurança no uso de qualquer tipo de gás. A expectativa é de que, com a nova lei, os usuários tenham a consciência da importância da sua responsabilidade em manter suas redes de distribuição internas de gás em ótimas condições técnicas, de acordo com a norma técnica exigida, principalmente naqueles casos em que tenham sido feitas modificações nas redes de distribuição.
    Caso queira saber mais sobre a IPG, clique aqui.



    O grupo Naturgy


    A Naturgy é a Ceg?

    Sim, desde 2018 a Ceg trocou sua marca e passou a se chamar Naturgy.




    Quem é o grupo Naturgy?

    A Naturgy é líder no mercado de gás e eletricidade da Espanha, sendo a principal fornecedora de gás natural nas bacias Atlântica e Mediterrânea, com mais de 18 milhões de clientes distribuídos por Europa, América Latina, África e Oceania. No Brasil, atua na distribuição de gás canalizado no estado do Rio de Janeiro e no sul do estado de São Paulo.




    A Naturgy realiza serviços de assistência técnica ou venda de aquecedores?

    As concessionárias Naturgy no Estado do Rio de Janeiro e na região Sul de São Paulo não realizam nenhum serviço de assistência técnica no interior das residências. A venda de aquecedores é realizada apenas pela Naturgy São Paulo Sul.



    Já sou cliente Naturgy


    Já sou cliente de gás natural. Como faço para solicitar a religação do gás, a troca de titularidade, a fatura online, o débito automático, a 2ª via de conta ou consigo esclarecer dúvidas?

    Para esses e outros serviços, você pode acessar Minha Naturgy, seu canal virtual de atendimento ao cliente, e fazer a sua solicitação ou tirar suas dúvidas. Clique aqui.




    Fiz o pedido de gás em meu nome, mas preciso que a conta de gás fique no nome de outra pessoa. Como eu faço?

    A troca do titular da conta pode ser feita diretamente em nosso portal de autosserviço Minha Naturgy.




    Vou viajar por mais de três meses e não haverá ninguém em casa. Existe uma suspensão temporária do serviço?

    Neste caso, para sua comodidade, recomendamos que mantenha o seu contrato ativo, já que é uma necessidade temporária. Se você ainda recebe a conta pelos Correios, o mais indicado é que faça a adesão da fatura on-line, assim você garante o recebimento da conta de maneira mais prática em sua caixa de e-mail, de onde estiver. Durante o período solicitado, será emitida a conta com o valor referente à tarifa mínima, em razão da permanência da disponibilidade do serviço. Mas, se preferir, poderá cancelar o contrato de fornecimento e, em seu retorno, ativar novamente, mediante o pagamento de uma taxa de religação e verificação das instalações e condições de ambiente do imóvel para o restabelecimento do serviço de forma segura. Se você optar por manter seu contrato ativo, verifique nossas dicas para instalações e equipamentos e mantenha sua residência em segurança no período de ausência.



    Canais de atendimento Naturgy


    Quais são os canais de atendimento da Naturgy?

    ● Solicitação de gás: clique aqui.
    ● Minha Naturgy, seu canal virtual de atendimento ao cliente com autosserviço. Clique aqui.
    ● Atendimento por meio das redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube.
    ● Central de atendimento telefônico:
    Naturgy (RJ) 0800 024 7766 – 24 horas, todos os dias da semana.
    Naturgy (SP) 0800 772 2348 - segunda a sexta, das 7h às 20h.
    Para deficientes auditivos e de fala: 0800 031 0234 – 24 horas, todos os dias da semana.
    ● Central de emergências:
    Naturgy (RJ) ,b>0800 024 0197 – 24 horas, todos os dias da semana.
    Naturgy (SP) 0800 770 5252 – 24 horas, todos os dias da semana.
    Para deficientes auditivos e de fala: 0800 031 0234 - segunda a sexta, das 8h às 19h.
    ● Agências de atendimento ao cliente: Clique aqui.
    ● Ouvidoria:
    Naturgy (RJ) Clique aqui.
    Naturgy (SP) Clique aqui.






    Compartilhe:
    E ai, gostou do conteúdo?
    :heart_eyes: Amei
    :blush: Gostei
    27 :rage: Pode melhorar
    :cry: Não gostei


    Para aumentar ou reduzir a fonte, utilize os atalhos nativos do seu navegador.

    - No windows Control+ (para aumentar) e Control- (para diminuir)

    - No macOS (safari) cmd+ (para aumentar) e cmd- (para diminuir)


    Olá!

    Você conseguiu encontrar o que precisava ?

    Obrigado pela sua participação!

    Que pena! Pode nos dizer o porquê?

    O que faltou ?

    Por que?

    Qual produto você estava procurando?

    Informe por favor o outro motivo.

    Obrigado pela sua participação!


    Para a sua casa

    Para o seu comércio

    Para a sua indústria
    Siga-nos nas redes sociais!
    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube
    • Instagram
    • Linkedin
    • Portal Naturgy
    • Perguntas frequentes
    • Aviso legal
    • Aviso de Privacidade
    • AGENERSA
    • Aviso de Cookies
    Disponibilidade do gás sujeita às análises técnica e econômica. Após a instalação do medidor de consumo, a preservação das instalações e dos equipamentos a gás
    é de inteira responsabilidade do proprietário do imóvel, conforme as Normas Técnicas Brasileiras e de Segurança vigentes. A Naturgy ficará dispensada das obrigações do
    fornecimento de gás canalizado em caso de ocorrência de eventos que afetem as suas instalações de distribuição, de compressão ou tratamento de gás natural ou qualquer gasoduto,
    bem como nos casos estabelecidos nas Condições Gerais de Fornecimento que gerem a suspensão ou interrupção do serviço. Agências Reguladoras: AGENERSA 0800 024 9040 e ARSESP 0800 770 0427.
    © Copyright 2022 Naturgy
    Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Conheça a Aviso de Cookies e Privacidade.Prosseguir